segunda-feira, 1 de março de 2010

Paisagens

Fui passar o carnaval em Salinas, e aproveitei para tentar fotografar. Cheguei antes do carnaval querendo acordar cedo todos os dias para pegar a melhor luz, as marisqueiras, os pescadores...
Saí o primeiro dia, não tão cedo, umas 10h da manhã e fui andando pela cidade, mas o tempo estava nublado, não tinha quase ninguém na rua, a maré tava seca, ou seja, quase nada para fotografar.
Então, sentei em um banquinho de frente para a praia e comecei a fotografar as pessoas que passavam só para me divertir mesmo, mas mesmo assim,achei as minhas fotografias fraquinhas, meio clichês.
Depois desse dia, a cidade encheu, não saí mais p/ fotografar, fiz umas fotos de alguns amigos, mas tive certeza de que realmente preciso fotografar mais paisagens, embora goste muito mais de fotografar pessoas, sinto a necessidade de ser completa, de fazer boas fotos independentemente do assunto.
Então, resolvi dar uma pesquisada sobre fotografia de paisagens, e “colhi” algumas dicas em blogs, sites etc, e achei “A” dica:

A hora mágica...
Essa tal hora mágica acontece mais ou menos meia hora antes e depois do nascer do sol e meia hora antes e depois do pôr do sol.
Mas nesse tempo, cada minuto é muito importante, as cores mudam muito rápido e são lindas sempre. Tem que ser rápido para captar a luz exata, ou, fotografar várias vezes, que certamente terá fotografias belíssimas.

Antes do sol se pôr:
É a hora em que as cores ficam mais agradáveis, os contrastes diminuídos, a saturação lindamente aumentada, os detalhes e texturas revelados e as sombras suaves.

Depois do sol se pôr:
Riqueza de cores no céu.

Cores: as cores ficam lindamente mais saturadas e a riqueza de tons é muito maior. É a coloração mais rica do dia.

Sombras: a posição do sol faz com que sombras fiquem suaves e alargadas, delicadas… isso também ajuda a mostrar delicadamente todas as texturas de terra, água e construções.

Contraste: o contraste entre céu e terra fica menor, assim o céu não vira simplesmente uma mancha branca para que a terra fique com uma exposição bacana.

Antes ou depois?
Quando você está fotografando algum assunto que não é o céu a luz de um pouco antes do sol se pôr normalmente é a ideal. Quente e aconchegante.
Quando você está fotografando o céu ou o céu está aparecendo o melhor momento é depois do pôr do sol, as cores do céu são reveladas incrivelmente variadas e saturadas.
Isso também vale para o nascer do sol (só que ao contrário).
E é isso, a hora mágica, mais que uma dica, é uma regra para quem quer fazer boas fotos de paisagens.


Agora, algumas das fotos que fiz lá em salinas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário